Como trabalhar remoto com ferramentas colaborativas

Um dos principais desafios do trabalho remoto é manter a produtividade dos colaboradores, a eficiência da comunicação e o acompanhamento do trabalho de forma mais clara. 

O uso de ferramentas colaborativas permitem tornar o regime de trabalho home office e as necessidades de trabalho remoto mais simples, práticas e ágeis. 

Nesse post vamos falar um pouco sobre as ferramentas colaborativas que podem tornar o trabalho da sua equipe mais produtivo. Acompanhe:

Google Drive

O Drive é, sem sombra de dúvidas, uma das ferramentas em nuvem mais utilizadas em todo o mundo, tanto por usuários comuns quanto por empresas. 

Além de fornecer um espaço considerável de armazenamento em nuvem já nos planos gratuitos, a ferramenta ainda permite a criação e compartilhamento de planilhas, textos, apresentações, imagens, vídeos e outros. 

Nos documentos é possível deixar registro de alterações e salvar versões, além de permitir o trabalho simultâneo por mais de dois usuários por vez. 

Trello

O Trello já é uma ferramenta bastante utilizada por empresas de todo o mundo, com o foco em controle de fluxo de produção e atualizações de status nas tarefas. 

O software permite a criação de atividades com determinação de prazos, descrição, upload de arquivos e links e outras funções que podem ser de grande utilidade para o trabalho remoto. 

Ferramentas de videoconferência

Provavelmente uma das maiores necessidades para o trabalho remoto é a possibilidade de videoconferências de qualidade. Para essa categoria existem algumas ferramentas disponíveis que atendem não somente a funcionalidade básica de comunicação via vídeo, mas outras funções que agregam e facilitam o trabalho. 

Podemos citar o famoso Skype, da Microsoft, que também possui o Teams como ferramenta profissional e com recursos extras. Além deles, o Google Hangouts Meet, também atende de forma similar aos da Microsoft, com a utilização por meio do próprio browser. 

O Zoom também é bastante utilizado para videochamadas, com ótima qualidade de vídeo, áudio, permite gravações das reuniões e até mesmo o uso da marca da empresa em planos pagos mais avançados. 

Ferramentas em nuvem

Embora grande parte das ferramentas citadas anteriormente funcionem por meio da nuvem, o que já torna o trabalho remoto uma tarefa mais fácil, algumas outras precisam estar disponíveis por meio desse tipo de acesso para que a produtividade seja realmente mantida ou até mesmo aprimorada. 

Ferramentas de CRM – Customer Relationship Management – e ERP – Enterprise Resource Planning – precisam estar disponíveis para o acesso por login de forma remota, não sendo necessária a instalação de softwares nas máquinas da empresa. 

Dessa forma, é possível integrar as ferramentas colaborativas de acordo com a disponibilidade de cada uma e tornar o trabalho remoto cada vez mais produtivo. 

O trabalho remoto pode ser uma necessidade tanto para momentos específicos como viagens a trabalho e atendimento a clientes fora da empresa quanto para regimes de contratação home office.

 As facilidade proporcionadas pelas ferramentas colaborativas podem ser de grande auxílio aos profissionais, além de otimizar prazos e processos e permitir um maior controle de produtividade das equipes. 

Gostou da nossa matéria? Clique aqui e conheça também sobre os cuidados necessários com a segurança da informação com o home office.