Cuidados necessários com a segurança da informação com o home office

As inovações tecnológicas e os avanços da internet tornaram a vida de profissionais de diversos segmentos mais ágil e prática em todo o mundo. Em tempos de isolamento social, sem sombra de dúvidas, a internet tem possibilitado que as pessoas continuem trabalhando e mantendo contato com seus familiares e amigos. 

Embora as vantagens das melhorias nas tecnologias e no acesso a internet sejam claramente visíveis, a preocupação com a proteção de dados e segurança da informação cresceu nos últimos anos. 

Separamos algumas dicas para você manter seus dados mais seguros nesse momento de pandemia. Acompanhe:

Estabeleça visibilidade

Quando os funcionários estão longe, pode ser mais difícil monitorar o tráfego deles na internet. Porém, não é impossível. A TI deve estabelecer visibilidade e monitorar o que seus funcionários acessam dos dispositivos da empresa continuamente a procura de sinais de vírus e malware.

Cuidado com o phishing 

O phishing utiliza de técnicas de engenharia social para enganar o usuário enviando uma mensagem por email que parece legítima, e conduzindo-o a clicar em um link contendo um agente malicioso.

É essencial orientar o time a identificar os sinais de phishing, como senso de urgência e saudações genéricas, e a verificar qualquer hiperlink na mensagem antes de clicar nele.

Utilize Firewall

Muitos usuários desligam o firewall em seus computadores para permitir o acesso à sites e plataformas que geralmente são barradas pelas configurações de segurança pré existentes. 

O firewall funciona como uma parede de proteção do computador, que checa as conexões e informa se há a possibilidade de malwares durante a navegação. A desabilitação do serviço somente deve ser feita por usuários com conhecimento avançado e preparados tecnicamente para lidar com possíveis falhas de segurança. 

Acesse a rede pela VPN

O uso de VPNs é indicado principalmente para empresas que estão trabalhando com colaboradores em acesso remoto ou regime de home office. O acesso aos sistemas internos por meio da internet podem ser vulneráveis e é indicado o uso de métodos de segurança mais eficientes. 

O VPN – Virtual Private Network – torna o acesso mais seguro e dificulta consideravelmente o trabalho de hackers por meio de falhas de conexão. Diversas empresas de tecnologia oferecem serviços de VPN e segurança da informação com preços acessíveis e suporte para a utilização. 

Cuidado ao navegar

Usuários tanto pessoais quanto profissionais devem ter bastante cautela com o uso da internet. Veja algumas das orientações básicas para evitar possíveis problemas de segurança:

  • Verifique a segurança do site
  • Não forneça dados confidenciais em plataformas desconhecidas
  • Não abra links, anexos ou emails de fontes desconhecidas
  • Mantenha o sistema operacional atualizado
  • Restrinja o acesso dos usuários
  • Habilite a verificação em duas etapas juntamente com as senhas de acesso
  • Evite utilizar redes públicas de Wifi

A orientação dos usuários pode ser de grande ajuda para evitar falhas de segurança e proteção de dados, especialmente em tempos em que o acesso remoto e o regime home office se tornou mais utilizado. 

A segurança da informação e a proteção de dados durante esse período de pandemia é uma grande preocupação para as empresas e usuários pessoais. Todos devem seguir as orientações de especialistas para garantir que as conexões sejam seguras e evitar falhas de proteção. 

Gostou da nossa matéria? Conheça um pouco sobre riscos cibernéticos para a sua empresa e como se proteger!