Como escolher o melhor aplicativo de videoconferência

A tecnologia nos trouxe uma grande facilidade para otimizar processos e ganhar cada vez mais tempo na realização de tarefas. O uso de ferramentas colaborativas, como as de videoconferência, já eram constantemente utilizadas nos últimos anos e se tornaram ainda mais procuradas nos tempos atuais de isolamento social.

É importante, no entanto, estar atento à alguns detalhes para escolher o aplicativo mais adequado à sua necessidade. Separamos algumas dicas de como escolher o melhor aplicativo para fazer as suas videoconferências com mais tranquilidade. Acompanhe:

Disponibilidade

O ponto inicial a se considerar ao escolher um aplicativo de videoconferências é a disponibilidade dele para diversos sistemas operacionais, sejam eles para smartphones, tablets ou computadores.

Com uma variedade cada vez maior de fabricantes e de sistemas operacionais, é extremamente importante que o programa funcione em todos, caso contrário pode ser que você tenha problemas para reunir todos os participantes em uma mesma plataforma.

Segurança

Nos últimos anos, diversas vezes vimos notícias sobre vazamentos de dados por meio de redes sociais, aplicativos e plataformas online. Na hora de escolher o melhor sistema para videoconferências é de extrema importância que você busque saber sobre o tipo de segurança que é implementada, criptografia de dados de ponta a ponta e outras formas de garantir ainda mais a privacidade dos seus dados.

Para empresas deve-se ter ainda mais cautela, optando, se possível, por planos pagos de fornecedores renomados, com maior garantia de segurança e maior disponibilidade de ferramentas extras.

Funcionalidades

Analise minuciosamente quais as funcionalidades disponíveis na ferramenta para todo tipo de plano contratado, desde o gratuito até o mais caro. Diversos aplicativos de videoconferência oferecem aplicações e ferramentas extras de compartilhamento de arquivos, chat, ligações para telefones, espelhamento de telas etc.

Pode ser que para a sua reunião seja necessário utilizar algumas dessas funcionalidades, logo, pesquise por fornecedores que atendam aquilo que você procura. Algumas dessas plataformas permitem integração entre outros sistemas de nuvem, o que pode facilitar a sua vida caso opte por serviços gratuitos, por exemplo.

Usabilidade

Embora as ferramentas de videoconferência já façam parte do nosso conhecimento há algum tempo, nem todo mundo sabe exatamente como usá-las e muitas podem ser pouco autodidatas.

Busque por aplicativos que tenham ao menos instruções básicas de uso e que sejam de fácil utilização para funcionalidades mais simples. A forma de se conectar e ativar comandos básicos deve ser mais simples, especialmente se na sua equipe tiver colaboradores que não são tão familiarizados com esse tipo de tecnologia.

Suporte técnico

Essa dica pode parecer um pouco exagerada se você é um usuário que utiliza o aplicativo somente para interagir com amigos, mas imagine que você está no meio de uma reunião com investidores e a sua videochamada simplesmente para de funcionar?

O suporte técnico é de muita importância principalmente em casos empresariais em que se tem uma grande demanda de chamadas e a necessidade por um serviço de ainda mais qualidade. Escolher a ferramenta correta pode ser de grande ajuda para evitar perdas de tempo e tornar a comunicação da sua empresa mais eficiente.

Tanto para trabalho quanto para o uso pessoal, a escolha de ferramentas digitais deve ser feita considerando diversos fatores para tornar a sua experiência a melhor possível. Os aplicativos de videoconferência seguem o mesmo padrão, sendo necessário se preocupar sempre com a facilidade do uso, a disponibilidade, as funcionalidades e, acima de tudo, a segurança dos seus dados.

Gostou da nossa matéria? Clique aqui e confira um pouco mais sobre segurança da informação e proteção de dados durante esse período de isolamento social.

Postagens relacionadas
Informações e conteúdos ricos sobre transformação digital e jornada para nuvem dos melhores especialistas do mercado.

Segurança da informação na medida certa

Reduza custos e aumente a eficiência do sistema de segurança da informação da sua empresa.