O que é 5G e como ele afetará os negócios do futuro

Operadoras de telefonia móvel em todo o mundo estão começando a implantar o 5G, a mais recente e melhor tecnologia de banda larga móvel. No entanto, a maioria das pessoas e empresas ainda não o experimentou, embora haja muito trabalho nos bastidores para construir, rastrear e lançar a infraestrutura.

Quando o 5G se tornar amplamente disponível, podemos esperar imensas oportunidades para a tecnologia, assim como temos com o lançamento de todas as gerações de redes móveis. Aqui está o que é a tecnologia 5G e como as empresas devem se preparar para isso.

O que é a tecnologia 5G?

Chamada 5G, a quinta geração de comunicações móveis sem fio promete diminuir a latência, oferecer maior estabilidade, capacidade de conectar muito mais dispositivos ao mesmo tempo e mover mais dados graças a velocidades mais rápidas.

Esses recursos têm potencial para sobrecarregar os negócios, e essa é uma das razões pelas quais 66% das empresas planejam implantar o 5G até 2020, de acordo com um estudo da Gartner. Por fim, o 5G aproveita as bandas de frequência mais alta no espectro de rádio que têm muita capacidade, mas comprimentos de onda mais curtos.

Muitos especialistas do setor acreditam que as redes 5G, juntamente com as redes 4G LTE existentes, serão 10 a 20 vezes mais rápidas que o 4G quando totalmente implantadas no mundo real. O 5G pode atingir velocidades de navegação com mais de gigabits, tornando a internet móvel mais rápida, se não mais rápida, do que as conexões de fibra com fio.

Quais os benefícios do 5G?

A primeira melhoria que mais entusiasma é a velocidade aprimorada. Enquanto o 4G tem velocidades de download tipicamente de 20 Mbps, o 5G deve atingir 500 a 1500 Mbps — praticamente instantâneo. Os consumidores podem ficar impressionados ao fazer o download de um filme da Netflix em segundos, mas existem alguns aplicativos de negócios muito importantes que essa velocidade possibilitará.

O mundo já é móvel. Teremos 30 bilhões de dispositivos conectados até 2020 e, com os casos de uso da Internet das coisas que a tecnologia deve continuar crescendo, nossas bandas de espectro já congestionadas só vão piorar. Isso leva a falhas no serviço que podem ser catastróficas quando veículos autônomos estão na estrada ou em alguns cenários de assistência médica.

A utilização da tecnologia 5G permite que mais capacidade de vários dispositivos sejam usados ​​ao mesmo tempo na mesma área (uma torre de celular 5G pode lidar com uma centena de dispositivos a mais do que um 4G).

O que isso significa para minha empresa?

O 5G promete trazer velocidades mais rápidas e menor latência — o tempo que os dados levam para ir e voltar —, o que significa que os aplicativos e serviços que você usa serão muito mais rápidos. Também poderia possibilitar novas inovações sem fio disruptivas, potencialmente alimentando o próximo grande unicórnio de tecnologia como Uber ou Snapchat.

A tecnologia poderia revolucionar os negócios da agricultura à manufatura. Os proprietários das fábricas poderiam usá-lo para controlar seus robôs. Os agricultores poderiam usá-lo para controlar os tratores inteligentes autônomos.

As montadoras veem isso como uma tecnologia essencial para carros autônomos, ajudando esses veículos a “conversar” uns com os outros sobre as condições das estradas, os perigos e muito mais. E, como outras tecnologias inovadoras anteriores, o 5G promete desencadear uma onda de novas empresas e serviços que não podemos prever.

E você, o que espera da tecnologia 5G? Acompanhe nosso blog e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Postagens relacionadas
Informações e conteúdos ricos sobre transformação digital e jornada para nuvem dos melhores especialistas do mercado.

Segurança da informação na medida certa

Reduza custos e aumente a eficiência do sistema de segurança da informação da sua empresa.