Kubecon: o que a feira de tecnologia trouxe de novo?

Por 30 de março de 2020Notícias

Considerado um dos maiores eventos de tecnologia e indústria do mundo, o KubeCon 2019 teve como sede a cidade de San Diego, nos Estados Unidos. A feira de tecnologia aconteceu do dia 18 ao dia 21 de novembro de 2019. 

O evento contou com a presença de mais de 12 mil pessoas, além de centenas de empresas de tecnologia em nuvem. Houve um aumento de 50% no público quando comparado ao evento de 2018, que teve como sede a cidade de Seattle. 

Separamos algumas das principais novidades que a feira apresentou. Acompanhe:

Lançamento de Helm 3

A CNCF — Cloud Native Computing Foundation — é uma fundação que faz parte de Linux Foundation e tem como objetivo promover a criação e desenvolvimento de soluções de serviços de nuvem, disponibilizando códigos abertos que podem ser utilizados por qualquer desenvolvedor que seja membro. 

Durante o evento, foi anunciado o lançamento do Helm 3, um projeto de incubação da CNCF. O sistema é um dos programas chave para lançamento de ferramentas e conta com a contribuição de gigantes da tecnologia como Microsoft e Google. 

Red Hat lança Code Ready Workspaces 2.0

Um das associadas à CNCF, a Red Hat, lançou durante a KubecCon a CodeReady Workspaces. A plataforma consiste em um espaço de de desenvolvimento e colaboração para membros, baseado em navegadores de internet. 

O novo lançamento permite que os desenvolvedores criem e construam aplicativos e serviços em um ambiente de produção funcional, o Red Hat OpenShift. 

Kubernetes como serviço

Um dos projetos mais marcantes da CNCF é o Kubernetes, que acabou se tornando a fundação para infraestrutura moderna para sistemas em nuvem. Um dos grandes pontos da KubeCon foi o lançamento do sistema multi-cloud KaaS — Kubernetes as a service. 

O lançamento extingue a existência de extensões API e bloqueios, permitindo que quaisquer aplicativos que sejam desenvolvidos com base no Kubernete funciona em qualquer serviço de nuvem, por meio da contratação do serviço. 

Kubernete para a borda

Outra grande anúncio do evento foi a criação da versão “light” do Kubernete para aplicativos de ponta. Por se tratar de uma infraestrutura complexa de desenvolvimento, sua utilização para aplicativos e serviços mais simples era mais restrita. 

A empresa Rancher, criadora do plataforma de gestão da Kubernetes, em parceria com a ARM, construiu uma versão otimizada para o funcionamento de borda. O pacote conta com uma codificação mais leve, feita com foco em atingir dispositivos de Internet das Coisas e de borda. 

O’Reilly compra Katacoda

A empresa Katacoda é bastante conhecida por simular o ambiente de trabalho do sistema operacional Linux para o aprendizado de novas plataformas e ferramentas. Uma de suas principais características é a simulação de um ambiente real, com a presença de ferramentas de trabalho e tudo aquilo que envolveria o aprendizado em um espaço real. 

A O’Reilly, por sua vez, é considerada uma das plataformas de aprendizado online de sucesso. A aquisição permitirá que a O’Reilly estenda ainda mais sua plataforma de ensino de forma que os alunos possam aprender em uma simulação cada vez mais realista do mundo real. 

A feira Kubecon 2019 foi, sem sombra de dúvidas, uma das maiores de todos os tempos. Com a participação de milhares de desenvolvedores, centenas de empresas do segmento tecnológico, em especial da nuvem, e vários colaboradores associados e interessados em fazer parte ou conhecer mais sobre o assunto. 

Gostou da nossa matéria? Clique aqui e confira o artigo completo sobre o evento Kubecon 2019!