Inteligência gerada pelo cliente: o que é e quais os benefícios?

Em uma época em que os clientes sabem exatamente o que desejam, a inteligência gerada pelo cliente, também conhecida como Customer Intelligence, nunca foi tão importante para o seu processo de tomada de decisão. Neste artigo, você descobrirá o que é a inteligência do cliente e por que deve integrá-la aos seus processos de negócios.

O que é inteligência gerada pelo cliente?

Simplificando, a inteligência do cliente é a coleta e análise de dados do cliente. Isso ajuda você a conhecer mais sobre as ações de seus clientes em relação aos seus negócios. Você precisa fazer isso de maneira rápida e eficiente, porque sua concorrência também está tentando obter uma vantagem no mercado.

Como a inteligência do cliente pode ajudar sua empresa

A inteligência do cliente é menos sobre as informações que você obtém e mais sobre a maneira como você analisa e usa essas informações para melhor atender seu mercado-alvo.

Feito bem, a inteligência do cliente permite tomar as melhores decisões de negócios para garantir que sua organização atenda a todas as necessidades que seus clientes têm ou provavelmente terão no futuro. No final de tudo, você obtém resultados quantificáveis ​​que podem ser diretamente vinculados às decisões orientadas pelo insight obtido.

Por que a inteligência do cliente é importante?

A inteligência do cliente coloca seus negócios no lugar do cliente, permitindo que você veja e sinta o que é esperado de você como organização. Obter essa perspectiva e usá-la a seu favor colocará seus negócios acima da concorrência.

Mas por que exatamente você deve integrá-lo ao seu processo de negócios? Aqui estão algumas razões pelas quais você deve considerar seriamente adotar a inteligência do cliente em sua organização.

1. Promova a lealdade entre clientes e sua empresa

Antigamente, pintar uma imagem abrangente da sua base de clientes era um processo que levava séculos. No momento em que você identificava e tentava abordar as queixas deles sobre o seu negócio, eles já tinham passado para um concorrente que poderia resolvê-lo. Os métodos mais novos de reunir a inteligência do cliente significam que você pode conhecer o que eles precisam em tempo real e resolvê-lo o mais rápido possível.

Os clientes permanecerão fiéis à sua marca quando você sempre atender às necessidades deles e aliviar quaisquer preocupações que surjam durante a jornada de compra. Portanto, é vital que você sempre saiba o que eles precisam e preencha essa necessidade o mais rápido possível — antes que a concorrência o faça.

2. Monitore mudanças no mercado à medida que acontecem

A inteligência do cliente fornece um fluxo constante de informações sobre seus clientes e o setor em geral. Isso significa que você está atualizado com os acontecimentos em todos os níveis do seu mercado-alvo.

A utilização de dados online em tempo real permite que você esteja sempre informado sobre seus clientes. Nos mercados mais competitivos, essa pode ser a diferença entre avançar ou ficar atrás da concorrência.

3. Melhore a eficiência das vendas

O sucesso está no número de clientes que retornam para fazer negócios repetidos com sua empresa. Isso significa que você não deve se contentar com um grande número de clientes que compram uma vez e depois vão para outro lugar. Você precisa garantir que captura muitos desses clientes para que eles possam oferecer negócios repetidos. É aqui que a inteligência do cliente é útil.

A inteligência do cliente permite monitorar a jornada e identificar as áreas que você pode tornar mais eficientes, para que seus compradores tenham a melhor experiência ao fazer negócios com você. Se eles passarem por isso sem problemas, é mais provável que retornem e se tornem leais à marca.

4. Adicione agilidade à sua estratégia

Você pode empregar uma série de estratégias para direcionar o tráfego para sua loja (online ou offline) para melhorar suas vendas. Isso cria uma situação em que você gasta muito tempo e recursos, que podem ser redundantes em alcançar o mesmo objetivo.

A inteligência do cliente permite que você obtenha informações sobre a estratégia que causa maior impacto no seu público. Você pode direcionar o restante dos recursos e energia para outras áreas da sua empresa, como criar uma melhor estratégia de retenção de clientes ou um fluxo de trabalho eficiente na organização.

Se você deseja obter vantagem sobre a concorrência, considere seriamente o uso da inteligência do cliente para informar suas decisões de negócios. As ideias que você obtém ao analisar essa inteligência aumentam a lealdade à marca. Também aumentará suas vendas e preparará sua empresa para lidar com quaisquer mudanças que ocorram no setor.

Assine nossa newsletter para receber muito mais dicas diretamente no seu e-mail!

Postagens relacionadas
Informações e conteúdos ricos sobre transformação digital e jornada para nuvem dos melhores especialistas do mercado.

Segurança da informação na medida certa

Reduza custos e aumente a eficiência do sistema de segurança da informação da sua empresa.