Gestão da nuvem: o que é e quais os benefícios?

Por 13 de abril de 2020Cloud Computing

O uso da nuvem tanto como plataforma de estocagem quanto para serviços ganhou grande espaço dentro das empresas dos mais diversos segmentos. Investimentos em infraestrutura para servidores internos, banco de dados, softwares para cada máquina, tudo isso faz parte do passado. 

Mas como gerenciar tudo isso por meio da nuvem e quais os benefícios essa gestão pode trazer para o seu negócio? Separamos algumas definições e esclarecimentos para você ficar mais informado sobre essa tecnologia que vem tomando o mercado. Acompanhe:

O que é gestão de nuvem?

Utilizar as tecnologias e ferramentas disponíveis na nuvem já é um grande passo para tornar o dia a dia de trabalho mais eficiente e mais prático. É necessário, no entanto, que haja um gerenciamento dessas atividades e processos para que as coisas permaneçam sempre sob controle. 

Alguns dos principais pontos que devem ser considerados para uma boa gestão da nuvem são:

Treinamento de equipe

O funcionamento e as aplicabilidades das ferramentas e das plataformas da nuvem podem não ser tão complexos quanto parecem, entretanto é importante que as equipes tenham treinamento adequado para a sua utilização. 

Alguns profissionais podem ter mais intimidade com a tecnologia, porém certos processos podem exigir um pouco mais de conhecimento técnico. O treinamento é essencial para manter o funcionamento de forma mais eficiente e evitar problemas como falhas de backup, perda de arquivos e compartilhamentos indevidos. 

Escolha fornecedores de confiança

Com a popularização das tecnologias em nuvem, várias empresas passaram a oferecer serviços e produtos para atender as mais diversas demandas. Trata-se de um mercado bastante amplo com necessidades diferentes, o que possibilitou que empresas de todo tipo de porte pudessem aderir a essa tecnologia. 

É de extrema importância, no entanto, estar atento à qualidade dos serviços e produtos ofertados, além de verificar qual a estrutura da empresa fornecedora. Analise o portfólio de clientes, o serviço de atendimento e, se possível, pesquise sobre reviews dados sobre a empresa.

Invista em consultoria e software de gestão da nuvem

Se for viável, contrate um serviço de consultoria para que a escolha e os treinamentos possam ser feitos de forma uniforme. Em certos casos, pode haver a necessidade da escolha de mais de um fornecedor e a consultoria pode ser de grande ajuda. 

A presença de consultores profissionais e a utilização de softwares especializados para gestão tornam mais claro o controle sobre as funcionalidades e usabilidades dos processos e plataformas. A consultoria pode tornar o seu custo menor com a contratação certa de pacotes, serviços e aplicabilidades, feito sob medida para a sua necessidade. 

Qual os benefícios da gestão da nuvem?

A migração para para plataformas e serviços em nuvem é uma tendência de mercado e se tornou um grande viabilizador para empresas que buscam atualizar a sua presença no mundo virtual. 

Dentre os vários benefícios em investir em gestão da nuvem, podemos citar alguns dos mais claros:

Maior produtividade

Os colaboradores possuem mais liberdade e agilidade para trabalhar onde quer que estejam. Além de facilitar regimes de trabalho home-office, quem também tem se tornado tendência em todo o mundo, facilita o acesso a documentos, softwares, compartilhamento de arquivos e aumenta a performance profissional. 

Segurança de dados

Boas plataformas de gestão da nuvem possuem sistemas extremamente rígidos de segurança de dados, sem a necessidade de investimento interno da própria empresa. Dessa maneira, os acessos são restritos, registrados, os dados são confidenciais e há uma presença maior de segurança da informação com sistemas atualizados constantemente pelo fornecedor. 

Mobilidade

Diversos gerenciadores oferecem versões mobile friendly, o que permite aos usuários o acesso por smartphones e tablets. Além disso, por se tratar de um sistema em nuvem, ele pode ser acessado de qualquer local com acesso à internet, sem a necessidade do deslocamento do profissional ao escritório. 

A utilização de plataformas e serviços em nuvem já faz parte da vida de diversas empresas em todo o mundo e tem ganhado cada vez mais espaço em todos os segmentos empresariais e pessoais. 

A tecnologia representa um grande avanço nos regimes de trabalho, facilidade de acesso à informação e trouxe mais conforto e agilidade para a realização de tarefas e processos que anteriormente só poderiam ser realizados dentro da empresa. 

Gostou da nossa matéria? Clique aqui e conheça um pouco sobre segurança contra ataque de emails!