Como a experiência do usuário (UX) afeta a produtividade do seu time?

O conceito de UX design teve sua primeira aparição no início dos anos 90 com a entrada de Donald Norman para o time da Apple. Foi a primeira vez que um profissional teve o título de seu cargo voltado para a busca e desenvolvimento de práticas focadas na experiência dos usuários. 

Desde então, diversas empresas adotaram práticas de UX para desenvolver e aprimorar seus produtos e serviços, buscando sempre uma melhoria mais marcante no relacionamento dos clientes com a empresa. 

Mas UX design não afeta somente os clientes finais, visto que os usuários responsáveis pelo desenvolvimento desses produtos e serviços também buscam por ferramentas e processos que facilitem o seu dia a dia de trabalho. Vamos falar um pouco nesse post de como a UX pode afetar a produtividade do seu time. Acompanhe:

Aumento da eficiência

Primeiramente, é importante lembrar que o uso de ferramentas e plataformas digitais são de grande utilidade para o aumento na eficiência dos colaboradores. Processos arcaicos podem tomar grande parte do tempo de trabalho, criando ambientes mais estressantes e pouco produtivos. 

Existem diversas opções, desde gratuitas à planos corporativos que permitem que os usuários criem, compartilhem, editem e acompanhem em tempo real o funcionamento e andamento dos processos. 

Busque Feedback

Busque saber a opinião dos colaboradores sobre os softwares que serão utilizados e quais sugestões eles possam ter sobre eles e melhorias que possam ser feitas para tornar o dia a dia ainda mais produtivo. 

Avalie quais práticas podem ser otimizadas ou automatizadas para evitar que os colaboradores tenham que realizar tarefas repetitivas e cansativas e possam focar naquilo que realmente pode trazer retorno para a empresa. 

Invista em softwares de qualidade

É sempre importante abrir espaço para que os profissionais façam sugestões e críticas sobre os processos e ferramentas que estão sendo utilizadas. É possível que um software seja de grande utilidade e facilidade para uma empresa e não para outra, por exemplo. 

Embora os departamentos utilizem programas diferentes para suas devidas finalidades, é provável que eles utilizem ao menos um software em comum que permita um acompanhamento geral do processo. 

Esse software deve ser de fácil usabilidade por todos, buscando sempre otimizar o tempo de trabalho e evitar que horas de trabalho sejam perdidas para realizar tarefas simples e repetitivas.

O seu colaborador é o seu primeiro cliente

Técnicas de endomarketing já são aplicadas por diversas empresas de inúmeros setores e pode-se dizer que o uso de ferramentas colaborativas e práticas de UX dentro da empresa podem alavancar os resultados e melhorar a produtividade da sua equipe. 

Colaboradores satisfeitos com seu ambiente de trabalho, que conseguem produzir sem dificuldades técnicas que não estão relacionadas diretamente com suas atividades conseguem produzir melhor, com mais eficiência e dedicação. 

Ter acesso a informações em tempo real e com um programa que possa agilizar a solução de problemas pode ser de grande ajuda para otimizar o tempo de trabalho da sua equipe. 

Além disso, existem programas que fornecem relatórios completos que possam fornecer feedbacks mais concretos sobre como os clientes finais estão interagindo e quais alterações possam ser feitas para melhorar os resultados da sua equipe. 

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