Ameaças de e-mail: como se prevenir?

Segurança cibernética é um dos temas mais recorrentes em todo o mundo em conferências, artigos científicos e feiras de tecnologia. Com tanto avanços e melhorias nos sistemas, plataformas e aplicativos, muitos ainda se perguntam como é possível ainda termos tantas invasões de privacidade e vazamentos de dados.

Somente no Brasil, em 2019, foram registrados quase 2 bilhões de ameaças via e-mail, e o país está em 2º no ranking de ataques ransomware, concentrando quase 32% dos ataques globais. 

No mundo corporativo a conversa fica ainda mais séria, com dados de clientes, dados bancários e invasões de sistema que podem afetar a empresa como um todo. Separamos algumas dicas para você proteger a sua empresa de emails maliciosos. Acompanhe:

Criptografe o seu email

Para lidar com assuntos mais complexos e delicados, é possível realizar a criptografia dos emails, permitindo que somente o remetente consiga decifrar o email e ter acesso às informações enviadas. 

É possível contratar empresas especializadas em segurança de rede para implementar o processo ou contar com uma equipe técnica interna de TI com conhecimento em segurança para realizar o procedimento. 

Utilize ferramentas anti-spam

Praticamente todos os serviços de email atualmente oferecem o serviço até mesmo nas opções de conta gratuitas, entretanto para endereços corporativos é interessante que a empresa tenha um software próprio para assegurar que o máximo de filtragem e prevenção está sendo realizado. 

Existem diversas empresas especializadas que fornecem tais tipos de serviços, garantindo um melhor resultado e mais segurança na privacidade dos dados e de seus usuários. 

Oriente os colaboradores sobre boas práticas de uso na internet

Embora possa parecer vago, a orientação aos colaboradores pode ser de grande representatividade na redução de ataques cibernéticos via email. Grande parte dos phishings, e-mails que induzem o destinatário a clicar em links ou baixar anexos que possam conter malwares, são enviados após o cadastro em sites maliciosos ou compartilhamento de email em sites públicos. 

A orientação aos funcionários sobre não utilizar emails pessoais dentro da empresa e não utilizar o endereço eletrônico corporativo para realizar acessos que não sejam diretamente relacionados ao trabalho pode prevenir que tais ataques aconteçam ou pelo menos reduzir a quantidade deles. 

Utilize backups de segurança

É de extrema importância que a sua empresa tenha um plano de contingência caso as barreiras sejam derrubadas e qualquer tipo de dado seja vazado ou que haja algum comprometimento do sistema e seus arquivos. 

Adote a prática de backups semanais ou até mesmo diários, que permitam que o sistema possa ser reiniciado completamente e os acessos resetados. Dessa forma, o backup garantirá que as perdas não sejam tão grandes e permitirá que os trabalhos sejam retomados mais rapidamente após a solução do problema. 

Segurança da informação é um assunto bastante complexo e de extrema importância, tanto para usuários comuns quanto corporativos. A privacidade deve ser mantida e os gestores de TI devem estar atentos às novas práticas e manter as políticas de segurança sempre atualizadas e em conformidade com a equipe e os colaboradores. 

Gostou da nossa matéria? Clique aqui e assine a nossa newsletter e saiba ainda mais sobre como proteger a sua empresa no mundo virtual!